Acerca de

a-protecao-comeca-pelos-seus-pes-1024x536.jpg

A Proteção começa pelos seus Pés

     A proteção dos trabalhadores utilizando um EPI adequado é fundamental para exercer atividades que envolvem riscos. E, independente da área de atuação, quando há a necessidade do uso desses equipamentos, os calçados são parte essencial.
Usar calçados de proteção ideais e em conformidade com as normas de segurança, para atuar em profissões de risco, garantem não só o bem-estar do trabalhador como também a execução plena e segura do seu serviço. 

     O que pode dificultar a escolha desse EPI é se deparar com a infinidade de produtos que existem no mercado hoje em dia. Mas existem detalhes que devem ser observados para garantir a proteção que começa pelos seus pés, como: o tamanho adequado, material utilizado, atividades nas quais será usado e a validade do calçado que deve ser garantida pela ISO 9001/2008. 

     É também de grande relevância conhecer os agentes de risco e como alinhá-los à estrutura e atividades da empresa para manter a segurança do trabalho com o uso do equipamento. Por isso, deve-se observar e ter sempre em mente os principais riscos ambientais existentes no ambiente de trabalho, como:

  • Riscos Físicos: vibrações, temperaturas, perfurações, impactos de objetos pesados e radiação;

  • Riscos Químicos: líquidos, vapores, poeiras e fumos;

  • Riscos Biológicos: vírus, bactérias, fungos, parasitas, etc;

  • Riscos Ergonômicos: postura, esforço físico intenso, movimentos repetitivos de pés e pernas, jornadas de trabalho prolongadas, impactos nos pés e pernas.


A hora da escolha do calçado
 
     Uma vez que tenham sido obtidas as informações sobre o ambiente de atuação, o próximo passo é escolher a marca e o modelo.
     A empresa deve estar ciente de que a participação do trabalhador na hora da escolha desse EPI é essencial, pois ele é quem irá fazer o uso do calçado e, levando em conta as suas características pessoais, a escolha desse equipamento de proteção será mais assertiva. De qualquer modo, há outros pontos de atenção como:

  • Dimensões do calçado que permitiram maior flexibilidade ao andar;

  • Habilidade de absorver o suor;

  • Praticidade da eliminação do vapor pelo cano e/ou material  do calçado para uma correta transpiração;

  • Impermeabilidade;

  • Design apropriado que impeça a penetração de corpos estranhos;

  • Devem ser calçados leves;

  • Sem partes que possam causar algum desconforto ao pé (costuras e outras irregularidades internas);

  • Modelos que permitam melhor higienização do calçado;

  • Sejam mais resistentes a impactos prolongados. 


     A responsabilidade de adquirir o calçado de proteção é do empregador, mas o trabalhador deve estar atento aos riscos do local de trabalho e às informações listadas acima na hora de escolher o seu EPI, afinal é ele quem vai usar no dia a dia. 
A colaboração de ambas as partes garantirá a escolha do equipamento ideal, trazendo mais segurança ao trabalhador, fazendo com que o empregador esteja em conformidade com a lei trabalhista e resultando num trabalho seguro e produtivo a toda a empresa. 

     A New Sense Safety investe constantemente no desenvolvimento de tênis EPIs, mas sem deixar de lado o conforto e estilo também, por isso oferece uma variedade enorme de calçados com o Certificado de Aprovação (CA), garantindo a proteção de seus usuários e com um design inovador.

Tenha tecnologia e proteção a seu favor, clique aqui e conheça os nossos tênis EPIs.